A paixão pelo mel levou a família Delfim a transformar um hobby de final de semana em algo grandioso. O sonho do apicultor Carlos Augusto Delfim cresceu a ponto de fazer da Melbras uma das principais exportadoras de mel do Brasil.

Tudo começou em 1990, quando Sr. Carlos, junto com sua família, enxergou no mel uma oportunidade de renda adicional. Passavam os fins de semana em apiários, produzindo e processando mel nos arredores de sua casa. O mel produzido pela família era vendido nas regiões de Nova Era e Vale do Aço, no estado de Minas Gerais.

Com o tempo, a demanda foi aumentando, e a família passou a adquirir mel de outros apicultores para atender às necessidades do mercado. Dessa forma, eles cresceram até que, em 2011, vislumbraram uma nova oportunidade de negócio: a exportação. O Brasil conta com vastos apiários, um clima propício para abelhas saudáveis e uma crescente demanda no mercado externo.

Assim, os filhos Gustavo Delfim e Augusto Delfim deram início a uma nova fase da Melbras, ingressando no mercado de exportação de mel e, em poucos anos, alcançaram o ranking das empresas brasileiras que mais exportam mel.

Ao longo de sua trajetória, a Melbras investiu em um laboratório próprio, conquistou inúmeras certificações e adotou padrões de qualidade que atendem às normas europeias, americanas e aos requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No ano de 2021, a Melbras assumiu um novo desafio: conquistar presença também no mercado nacional. Por essa razão, a empresa tem realizado investimentos na comercialização de méis de alta qualidade também no Brasil. Além da gestão da marca institucional Melbras, a empresa também possui expertise no segmento de Private Label, atuando no envase de méis para diversas marcas brasileiras.

No entanto, todo esse crescimento não fez com que a Melbras perdesse de vista a tradição e essência da típica família mineira: reconhecer o valor do mel puro e de qualidade, tão apreciado pelo mercado e de estabelecer uma relação respeitosa e sustentável com toda a cadeia produtiva do mel.

Com uma área de quase 5.000m² a Melbras tem expandido constantemente seus negócios e sua planta. Com novos e modernos equipamentos, aumentamos nossa capacidade produtiva de processar 40 mil quilos de mel por dia e armazenar mais de 3.710 tambores, o que equivale a mais de 1.057 toneladas de mel.

A Melbras, já estabelecida como uma das principais exportadoras de mel do Brasil, expandiu suas operações para o mercado nacional, oferecendo um mix completo de produtos apícolas para os principais supermercados e distribuidoras do país. Possui também em seu portfólio a venda de mel semi-acabado, fornecendo aos clientes versatilidade para diversas aplicações e a compra de mel em grandes quantidades. A Melbras se destaca ao oferecer serviços de private label, permitindo que outras marcas personalizem produtos de mel de acordo com suas necessidades e visão de mercado. Essa abordagem estratégica demonstra o compromisso da Melbras em inovação e excelência, enquanto atende às demandas dinâmicas do mercado nacional e fortalece parcerias ao longo da cadeia produtiva apícola.